Como saber que a minha máquina de lavar está sobrecarregada?

A #DicaAriel de hoje vai para você evitar danos ao eletrodoméstico queridinho da casa e ainda obter uma lavagem mais eficiente.


Uma máquina de lavar nova pode melhorar bastante a eficiência de suas lavagens. No entanto, se você colocar uma carga muito grande de roupa, perderá essa eficiência, e talvez suas roupas continuem sujas. Além disso, você corre o risco de danificar sua máquina.

Como saber se você sobrecarregou sua máquina?
Felizmente, existe uma dica prática para saber se você colocou um volume muito grande de roupa na máquina: a regra da mão. Você deve colocar a mão no tambor da máquina de lavar e verificar quanto espaço livre sobrou. O ideal é quando você consegue colocar sua mão e sua roupa suja no tambor, nada além disso. Se você não conseguir colocar sua mão no tambor, significa que a máquina está com muita roupa.

No entanto, esse não é o único jeito de sobrecarregar sua máquina. Os tambores das máquinas de lavar também têm um limite de peso, cuide para não o ultrapassar. Geralmente, a máquina de lavar comum tem capacidade para 3 kg, com máquinas de maior capacidade também disponíveis. Como sempre, confira o manual de instrução para ter certeza.

O que pode acontecer se você colocar muita roupa na máquina?
Bem, na melhor das hipóteses, o único efeito é que suas roupas não ficarão limpas. Às vezes elas podem sair da máquina com um cheiro ainda pior do que antes.

Isso acontece porque as roupas absorvem toda a água, não deixando espaço para que o sabão se dissolva. Também significa que as roupas podem ficar com marcas horríveis de sabão. Mesmo usando o sabão Ariel Líquido, você não conseguirá obter uma remoção melhor de manchas difíceis com muitas roupas no seu tambor.

A máquina de lavar deixa as roupas emaranhadas?
Suas roupas também podem ficar emaranhadas, com todos os seus itens embaraçados entre si. Nesses casos, somente a parte externa é limpa e tudo que está enrolado no meio continua sujo como antes.

Mas o pior é que você pode acabar acumulando resíduo de sabão na máquina, o que pode ser prejudicial. A sobrecarga da máquina com muita frequência pode danificá-la e deixar suas roupas com um odor ainda pior do que quando foram colocadas na máquina.

Portanto, sempre coloque sua mão no tambor para ter certeza de que a máquina não está com uma carga excessiva. Agora você sabe dar o espaço ideal para que Ariel Líquido faça sua mágica em todas as lavagens.