Dicas de cuidados com a máquina de lavar

Não é apenas o sabão que deixa suas roupas com um cheiro agradável, sua máquina de lavar também contribui. Por isso é importante mantê-la limpa e bem cuidada. Afinal, se o tambor da sua máquina estiver sujo, não adiantará usar um sabão eficaz.

Dicas de cuidados com a máquina de lavar

Sua máquina de lavar pode ficar com cheiro devido ao acúmulo de resíduos causadores de odores provenientes de sujeira das roupas, restos de sabão e minerais de dureza da água presentes no tambor. A sujeira removida das roupas pode ficar no tambor após a lavagem, criando um terreno propício para o desenvolvimento de maus odores.

Nesse ambiente escuro, quente e úmido, resíduos causadores de odores na máquina liberam cheiros desagradáveis. E esses cheiros podem passar para suas roupas.

Passos para manter uma máquina de lavar limpa

Para manter sua máquina de lavar com um cheiro agradável, o primeiro passo é simplesmente deixar a porta e a gaveta dispensadora entreabertas quando a máquina não estiver em uso. Isso permite que elas sequem e evita que o cheiro de umidade fique preso no interior da máquina.

Além disso, também é recomendável retirar as roupas da máquina imediatamente após o término da lavagem. Se elas forem deixadas na umidade por um tempo, cheiros desagradáveis podem começar a surgir. Se você não puder retirá-las imediatamente, tente retirá-las até 2 horas após a lavagem.

Também é recomendável fazer uma lavagem de manutenção todo mês. Isso significa programar uma lavagem sem roupa em uma temperatura alta (o melhor é 90 °C) com um sabão com alvejante, como o Ariel Líquido Concentrado.

Exterior e interior da máquina

O exterior da máquina também deve ser limpo, e você pode fazer isso facilmente. Limpe o exterior da máquina mensalmente com água morna e sabão e não use produtos abrasivos nem solventes.

Às vezes é preciso dedicar um pouco mais de atenção à máquina. A vedação de borracha da porta pode acabar acumulando resíduos de sujeira das roupas, sabões e minerais de dureza da água na máquina, por isso, faça uma limpeza caprichada na borracha de vez em quando. Também é uma boa ideia verificar se não há acúmulo de sujeira e fiapos no filtro, na mangueira de abastecimento de água e em outras partes da máquina. Remova essas sujeiras para dar uma revigorada na sua máquina de lavar.

Dica extra: A dosagem correta de sabão também ajuda a proteger sua máquina.