Muita espuma na máquina de lavar? O que fazer quando isso acontece?

Excesso de espuma na máquina de lavar pode resultar em roupas mal lavadas e na necessidade de lavá-las novamente. Quer descobrir e o motivo e como evitar o problema? Acompanha esse texto!


As máquinas de lavar modernas têm sensores que monitoram os níveis de espuma no tambor. Se a máquina detectar que há espuma em excesso, ela realizará enxágues adicionais até que a espuma seja removida. Além de desperdiçar água, energia e tempo, também impacta no frescor dos tecidos, pois os enxágues adicionais podem remover quaisquer perfumes das roupas.

Muita espuma também pode fazer com que a máquina de lavar pare de bombear a água para fora, o que bloqueia o sistema e produz cada vez mais espuma.

O que faz com que isso aconteça?

As causas mais comuns de muita espuma podem ser uso de muito sabão ou a falta de um sabão de qualidade.

Assim, o melhor que você pode fazer para evitar excesso de espuma na máquina é adicionar a quantidade certa de um sabão de qualidade. A solução mais fácil é usar um sabão com pré-dosagem como as cápsulas de lavagem ou usar um dispositivo de dosagem com o seu sabão Ariel.

#DicaAriel: Nosso sabão líquido foi desenvolvido especialmente para proporcionar o poder ideal de limpeza, com ingredientes que garantem que a quantidade de espuma também seja regulada corretamente. Assim, o melhor que você pode fazer para evitar excesso de espuma na máquina é adicionar a quantidade certa de um sabão de qualidade. A solução mais fácil é usar um sabão com pré-dosagem como as cápsulas de lavagem ou usar um dispositivo de dosagem com o seu sabão Ariel.

De que outra forma você pode resolver isso?

Também é importante verificar a 'dureza da água'. Se a sua água for mais macia do que você pensa, você pode estar adicionando muito sabão; consulte a autoridade de água local.

Produtos anticalcários também diminuem a dureza da água. Assim, se você estiver tendo muita espuma, pare de usá-los. Também verifique qualquer outro sistema de amaciador de água.

Para um conserto imediato em uma única lavagem, adicione uma tampa de condicionador de tecido na sua gaveta dispensadora. O indicado é adicioná-lo quando entrar água na máquina para um enxágue para evitar que as roupas recebam condicionador de tecido concentrado. Isso ajudará a reduzir o volume de espuma.

Problema de enxágue e centrifugação

Se a máquina apresentar excesso de espuma no enxágue ou na centrifugação, pode ser devido a uma obstrução parcial do sistema. Isso é bastante raro, pois a obstrução precisa ser grande o suficiente para restringir o fluxo saindo do tambor, mas pequeno o suficiente para permitir que a água ainda escoe. Nesse caso, haverá espuma, mas não deverá ser em grande quantidade.