A máquina de lavar não está aquecendo a água

Muitas pessoas acham que a máquina de lavar não está aquecendo aágua quando elas não conseguem sentir a água quente pela porta. Isso não é verdade, ou pelo menos nem sempre. Mas até mesmo os problemas mais raros acontecem eventualmente, então isto é o que você pode fazer caso a sua máquina de lavar não esteja aquecendo a água.

A máquina de lavar não está aquecendo a água

Código de erro - sem aquecimento

Todas as máquinas de lavar modernas monitoram a temperatura da água. Se a temperatura não subir uma certa quantidade dentro de um tempo pré-definido, isso pode indicar um problema. Assim, se o aquecedor não estiver funcionando, o programa aborta a lavagem e produz um código de erro.

Em uma máquina de lavar mais antiga, o sintoma é que ela continua com a lavagem indefinidamente. Até mesmo algumas máquinas de lavar mais modernas podem desenvolver problemas que fazem com que a lavadora permaneça no ciclo médio e fique lavando a roupa eternamente sem produzir um código de erro, nem mesmo quando deveriam. Se você suspeitar de que algo assim esteja acontecendo, ligue para um técnico. Não é uma tarefa que você mesma consiga fazer.

Não consigo sentir água quente pela porta durante a lavagem de roupa

Uma crença comum de que algo está errado. Não necessariamente, pois:

  • Durante a lavagem, a água só fica quente dentro da máquina por um curto período de tempo
  • Muitas portas das máquinas de lavar também têm um revestimento isolante térmico externo, o que dificulta sentir a água quente
  • As máquinas de lavar modernas colocam tão pouca água na lavagem que a água quente mal respinga no vidro da porta

No geral, não sentir a água quente pela porta não quer dizer necessariamente que há algo errado com o aquecimento, especialmente quando o eletrodoméstico parece estar funcionando bem e a roupa sai limpa graças à Ariel e à sua máquina de lavar. Então não há motivos para se preocupar tão cedo!