Enciclopédia da lavagem de roupa: Seu sabão Ariel

Você sabe do que é feito seu sabão de lavar roupa? Montamos uma lista dos principais termos para você ter uma ideia melhor sobre a composição dos sabões Ariel e saber mais sobre Ariel.

Enciclopédia da lavagem de roupa: Seu sabão Ariel

Alvejante, ativos de alvejante

Removem e descolorem manchas em tecidos. Também restauram a brancura da roupa, sendo indicados somente para cargas de roupas brancas. Podem ser encontrados em diversas formas, como peróxido de hidrogênio.

Abrilhantadores, agentes branqueadores fluorescentes, abrilhantadores ópticos

Tintas fluorescentes que apresentam um brilho azul esbranquiçado quando expostas à luz ultravioleta, fazendo com que tecidos amarelados tenham a aparência de brancos.

Agentes tamponantes

Ácidos e bases fracos usados para manter a acidez correta em uma solução. Ajudam a manter o equilíbrio do nível de pH da lavagem.

Sequestrantes

Amaciam a água ao remover moléculas de água dura como o cálcio. Isso ajuda o sabão Ariel a chegar até suas roupas sujas durante a lavagem.

Enzimas

Catalisadores que estimulam reações, as enzimas no sabão retiram manchas e resíduos de alimentos das roupas.

Perfumes

Combinação de óleos essenciais de fragrâncias e compostos de aroma, ajudam a deixar sua roupa com aquele cheiro de roupa recém-lavada.

Polímeros

Ajudam o sabão a ter maior eficiência. Fazem isso por meio de diversas funções, uma dela sendo evitar que as manchas voltem às roupas depois de terem sido removidas.

Adjuvantes

Para conseguirem fazer seu trabalho com máxima eficiência, os sabões às vezes precisam de ajuda, e é nessa hora que os adjuvantes entram em cena. Esses aditivos ajudam no desempenho e na eficiência de seus ingredientes por meio de funções como ajudar na distribuição uniforme dos ingredientes.

Estabilizadores de espuma

Ajudam na formação da espuma e impedem que ela se desintegre. O uso em sabões é limitado, pois é melhor ter espuma estável e duradoura do que em uma quantidade muito grande.

Supressores de espuma

O oposto de estabilizadores de espuma, ajudam a suprimir a espuma, garantindo uma propagação mais uniforme ao longo da lavagem. Uma quantidade muito grande de espuma é ruim para as roupas, por isso os supressores de espuma são importantes.

Surfactantes

Possivelmente o ingrediente mais essencial do sabão, são os principais removedores de manchas. Removem qualquer substância gordurosa dos tecidos.