Enciclopédia da lavagem de roupa: Termos relacionados

Os termos de lavagem de roupa não se limitam apenas ao que está na embalagem do produto. Aqui, apresentamos uma lista de termos relacionados para que você tenha uma ideia melhor sobre tudo o que envolve os sabões Ariel.

Enciclopédia da lavagem de roupa: Termos relacionados

Biodegradação

Processo pelo qual as bactérias obtêm energia e nutrientes. Envolve a decomposição de produtos químicos, resultando em mais bactérias. Às vezes produz apenas CO2, água e nutrientes, um resultado seguro.

Catalisador

Enzimas são catalisadores: substâncias que aceleram as reações químicas. Na lavagem, isso ajuda na eficiência do processo de lavagem com um sabão de roupa como Ariel.

Corantes

Geralmente tintas ou pigmentos, os corantes solúveis em água estão presentes no sabão Ariel para ajudar a deixar suas roupas brancas mais brilhantes.

Detergentes

Qualquer composto químico que seja semelhante ao sabão, mas mais eficaz em água dura. O EU Detergent Regulation (Regulamento Europeu sobre Detergentes) define detergente como: qualquer substância ou composição contendo sabão e/ou outros surfactantes para lavagem e limpeza.

Amaciante de tecido

Também conhecido como condicionador de tecido, é usado para evitar adesão estática e deixar suas roupas mais macias. Opera ao revestir a superfície do tecido com uma camada fina de produtos químicos lubrificantes.

Silicatos

Qualquer composto que contenha silício com ânions. Normalmente, agentes tamponantes são silicatos.

Lodo

Material semissólido que sobra em águas residuais industriais ou tratamento de esgoto. O lodo pode ser reciclado e usado como fertilizante agrícola. Os surfactantes presentes no sabão para máquina de lavar roupa têm mostrado boa biodegradação em lodo.

Sabão

Agente de limpeza feito a partir da reação entre um álcali e gorduras ou óleos.

Solubilidade

Refere-se essencialmente ao modo como um sólido, gás ou líquido se dissolve em outro sólido, gás ou líquido, criando uma solução.

Solvente

Sólido, líquido ou gás que dissolve outro sólido, líquido ou gás.

Estabilizadores

Produto químico que inibe a reação entre dois ou mais produtos químicos. Faz o oposto de um catalisador.