Sabão líquido ou em pó: acerte na escolha

Conheça as diferenças entre os dois produtos e saiba qual deles leva vantagem


Deixe as suas roupas mais cheirosas com as fragrâncias de Ariel

Estamos tão acostumados com sabão em pó que há tempos ele é usado como sinônimo de lava-roupas. Quem nunca falou sabão em pó mesmo quando o sabão é líquido, só pelo costume?  Normal, se considerarmos que usamos lava-roupas líquidos há menos de 20 anos. Confusões com nomes à parte, a dúvida que o consumidor quase sempre tem é: mas, afinal, o que é melhor para as minhas roupas e máquina de lavar, sabão líquido ou em pó?
Quando o assunto é limpeza, proteção de tecidos, resíduos de lavagens e durabilidade das roupas, o melhor é não ter dúvidas mesmo. Dê uma olhada nestas cinco funcionalidades do sabão líquido e tire suas próprias conclusões.  

Sabão líquido penetra mais fundo nas fibras dos tecidos

Graças aos ingredientes ativos contidos em Ariel, a lavagem consegue penetrar profundamente nas fibras do tecido, limpando com eficiência as roupas brancas e deixando as roupas coloridas radiantes. Substâncias como os polímeros presentes no Ariel Líquido Clássico, Ariel Concentrado Expert e Ariel Concentrado Toque de Downy trabalham juntas para oferecer uma ultrarremoção de manchas difíceis (até aquelas amarelas de suor) desde a primeira lavagem.

Sabão líquido é menos abrasivo e mais econômico 

A abrasão é o processo que se inicia quando uma substância de limpeza entra em contato com as roupas. Quando o sabão é líquido, a fricção é menor do que a do sabão em pó, resultando em roupas conservadas por mais tempo e com maior economia. Com apenas uma tampa de Ariel Concentrado é possível lavar 9 kg de roupas ou mais. Pela alta concentração de ingredientes ativos, as roupas saem da máquina perfeitamente limpas e bem cuidadas. 

Sabão líquido mantém a cor das roupas por mais tempo

Sabe quando aquela sua roupa preferida fica desbotada? Quando o preto não é mais tão preto assim? Além do cuidado de separar as roupas por cores e por tipos de tecidos, também é necessário escolher o sabão ideal para cada tipo de lavagem. Quando o assunto é preservar roupas e manter o brilho de suas cores, o sabão líquido se destaca, pois ele tem um pH neutro (pH 7-8), índice bem menor do que o encontrado no sabão em pó (pH 11,5). Isso faz os tecidos sofrerem menos desgastes, propiciando cores mais vivas por muito mais tempo. 

Sabão líquido não deixa resíduos na roupa pós-lavagem

Devido à alta concentração de ingredientes ativos que penetram profundamente nas fibras do tecido, o sabão líquido promove uma ultrarremoção de manchas com economia e sem deixar resíduos nas roupas. Pelo poder de limpeza e economia, os sabões líquidos são hoje os preferidos das principais lavanderias profissionais do país. 

Sabão líquido não deixa resíduos na máquina de lavar

Além de facilitar a diluição e ter maior poder de penetração, a composição concentrada do sabão líquido evita que ele fique grudado no tecido e também na máquina durante a lavagem, o que é comum de acontecer com a versão em pó, quando não se dissolve totalmente. Isso colabora para um desgaste da máquina, prejudicando sua performance ao longo do tempo. Por sua menor abrasão e maior diluição, o sabão líquido facilita o uso e aumenta a vida útil da máquina de lavar. 

Fontes:

pH do sabão em pó e do líquido:  
-https://www.cepel.com.br/sabao-liquido-concentrado-12l-ariel/p
-https://www.docsity.com/pt/ph-das-solucoes/4712380/